Clientes - Parte 2

A procura de clientes, tanto pode ser uma actividade passiva ou activa, e depende muito do tipo de mercado ou o produto em que um fotógrafo trabalha. Casamentos, por exemplo, vive muito do boca a boca, da comunicação de antigos clientes a novos potenciais clientes, e a comunicação será maior no serviço a antigos clientes, precisamente para potenciar essa comunicação. Já no meu caso concreto, em fotografia comercial, há um processo activo de abordagem e comunicação a potenciais clientes, e de manutenção.

Claro que é importante manter uma presença passiva, ter um site, uma newsletter, redes sociais, mas estas são ferramentas, são meios usados para aumentar o número de impressões a potenciais clientes, não substitui o contacto directo. O que acaba por ser má ideia é apenas construir um site e um email, e esperar que os clientes venham a correr. Nem só com bom SEO basta para se ter algum sucesso, como já disse antes, é inevitável uma abordagem multi-forcada, tanto on-line como em IRL. E antes que me dê umas centenas de exemplos de pessoas conhecidas só pelas redes sociais, eu digo que funciona se for uma mulher em Lulu Lemon a fazer crossfit, ou tem um gato. Fora isso, se o negócio for fotografia, e mais, num mercado com o tamanho de Portugal, 

E aqui é o ponto mais importante, e a razão para a especialização do fotógrafo, ao focar a sua acção num ou dois mercados específicos, é mais fácil identificar qual o tipo de cliente, quais os clientes que queremos trabalhar com, e ajustar a comunicação conforme. Mais difícil, e apesar de parecer senso comum, é ser o fotógrafo que faz tudo e mais alguma coisa, que assim terá mais potenciais clientes, mas acaba por ter uma mensagem menos clara para tentar preencher necessidades díspares, ter que redobrar esforços para abranger mais pessoas, quer estejam interessados nos serviços ou não. E o não oferecer um serviço de alta qualidade, porque a falta de foco normalmente evita que se domine completamente uma área de fotografia, principalmente quando esta é altamente técnica. Seja fotografia de produto ou de casamentos. Tal como pessoas, fotógrafos não são todos iguais, nem são capazes de fazer tudo, bem.

Eu seria completamente inútil a fotografar um casamento, por isso não perguntem. Já produto… 

É um jogo de números. Ainda mais para um fotógrafo generalista. Por isso há uma clara vantagem para o fotógrafo especialista, menor esfera de clientes onde tem que se mover, conseguir oferecer um maior nível de serviço, que se reflecte num maior valor do serviço prestado, e num maior eventual retorno. E quanto menor o mercado, menor a procura, é certo, mas também será menor a oferta de serviços, e é a combinação económica para alto retorno. Se não for, estás a fazer algo errado.


Mais para breve.

Using Format