Eu, Carlos Teixeira

Queria fazer este primeiro, não oficialmente, post do blog para explicar um pouco quem sou e o que faço. Da mesma maneira que se estiver a ler isto, esteve até à bem pouco tempo a perguntar-se quem é este gajo e o que faz. TL:DR Carlos Teixeira, e sou fotógrafo de produto.

O meu trabalho como fotografo é relativamente recente, até há cinco anos atrás era designer industrial, e até que as coisas corriam bem, tinha um bom emprego, fazia projectos variados e interessantes, e tenho bons amigos dessa época, mas queria algo mais, no que respeitava o trabalho. Na altura, além do desenvolvimento de produto para a marca onde estava, uma das coisas que fazia era a fotografia para catálogo e promoção da marca, e no meu último ano a trabalhar nessa empresa, e consequentemente como designer, tinha mais prazer no tempo que passava no estúdio do que em qualquer outra coisa que fazia.

Altura de auto-avaliação pessoal e profissional.

Profissionalmente é uma das coisas mais difíceis que se pode fazer, deixar o conforto de um ordenado, de uma rotina, para ir fazer algo que iria requerer mais trabalho, mais dispersão, e mais negação. Mas quando é a única opção, toma-se por si por defeito. A quem já passou por isto antes concorda, decerto o mais difícil para mim foi confrontar toda a gente envolvida na minha vida, e ver a surpresa, seguida de dúvida, deixando sempre presente o quão ridículo é deixares uma coisa certa e boa para ires trabalhar por conta própria, que tolice. Cinco anos depois, concordo. Mas não havia outra hipótese. Difícil mesmo foi mesmo dizer à minha mãe. isso e impostos.

É certo que em cinco anos há coisas que se têm tornado mais fáceis, tenho uma carta de clientes que me mantêm ocupado e alimentado, e dá-me tempo e espaço para fazer alguns projectos pessoais que me vão preenchendo. Mas sinto uma certa inquietação, de querer mais, de querer fotografar tudo e mais, e de isto nem sempre ser possível. De querer que tudo aconteça de uma vez, imediatamente, mas saber que tudo isto é um processo, e que há passos a dar antes de lá chegar, e que provavelmente irá tudo correr bem. Talvez tenha algo a ver com o meu défice de atenção.

Entretanto, vou procurando coisas novas para fotografar, novos desafios, novas ligações, novos amigos.



Mais para breve.

Using Format